Faça uma doação para o blog. Realize um pix com o valor que desejar. A chave é o email: renatarjbravo@gmail.com

quarta-feira, 2 de julho de 2014

O uso de garrafas pet como forma de preservação ambiental e viabilidade econômica

Um dos problemas mais alarmantes que atingem o meio ambiente hoje é a grande quantidade de resíduos que é descartada de forma completamente errônea e desordenada na natureza, acarretando o aumento da poluição, a emissão de gases de efeito estufa, a proliferação de vetores causadores de doenças, o entupimento de bueiros, ocasionando as enchentes em épocas de chuvas, que por sua vez destroem bens e até mesmo a vida de inúmeras pessoas. 

Estes problemas ocorrem conseqüentemente, por falta de consciência da própria população, que na maioria das vezes preocupa-se apenas em consumir, usar produtos industrializados, comidas semi-prontas, entre outros e estes produtos vão acumulando-se numa infinidade de embalagens que se mal gerenciadas acabam acarretando esta série de problemas citados acima. 

Pode-se afirmar que o aumento gradativo do consumismo e consequentemente da geração dos resíduos sólidos, é fruto do aumento desenfreado e desordenado da população , bem como o aumento da urbanização, que se desencadeou após a Revolução Industrial. 

Os problemas que o meio ambiente vem sofrendo em conseqüência das ações do homem estão cada vez mais alarmantes e evidentes, uma das alternativas para tentar amenizar esta situação, deve partir de cada cidadão, a começar pelo simples gesto de separar os resíduos sólidos gerados nas residências dando valor ao que antes era apenas descartado, fazendo com que eles, possam vir a ser reciclados futuramente, trazendo benefícios ao meio ambiente e ao mesmo tempo para o próprio homem, que será o grande beneficiado, vivendo num meio ambiente mais saudável, sustentável, além de poder desfrutar de uma nova fonte de renda. 

O plástico, por exemplo, vem ganhando um grande espaço, na sociedade moderna, devido a suas vantagens e propriedades, onde se pode destacar a leveza, resistência, moldabilidade, além de seu preço ser menos elevado que o de outros materiais. 

Quando descartados na natureza eles acarretam uma série de problemas, devido a sua pouca degradabilidade e baixa densidade, deste modo ocupam vastos espaços no ambiente por um longo tempo. O uso deste material tem-se tornado cada vez mais crescente, principalmente no que diz respeito à área de embalagens, e seu descarte é também muito maior e mais rápido que o de outros produtos, trazendo problemas e agravamentos das condições dos locais de destinação do lixo, além de na maioria das vezes serem descartados nas ruas e em terrenos vazios. 

As reciclagens das garrafas Pets surgem como soluções de extrema importância a serem executadas, visto que o Politereftalato de Etileno é um dos plásticos mais encontrados na composição dos lixos, devido aos hábitos de consumo da população. Sua reciclagem promove benefícios como à limpeza e valorização tanto do bairro como da cidade, a diminuição da poluição do ar, da água e do solo, bem como prolonga a vida útil dos aterros sanitários, melhora a produção de compostos orgânicos, dentre outros. 

Cabe lembrar também que uma execução de projeto de gestão do uso de garrafas Pet, contribuirá no que diz respeito à melhor qualidade de vida da população, a prevenção contra doenças ocasionadas pela má disposição do lixo, a geração de emprego e renda para as classes menos favorecidas e não qualificadas, trazendo ao mesmo tempo sua inclusão na sociedade. 

O que se pode perceber, é que a população está cada vez mais consciente dos problemas que os resíduos mal gerenciados podem trazer ao meio ambiente, visto que estão cada vez mais claros e mais alarmantes os grandes desastres ambientais, vividos em diversas regiões do país. Há também um grande interesse da população em participar e apoiar projetos que promovam a sustentabilidade e valorização do meio ambiente. 

Diante dos fatos mencionados, surge a importância de se executar projetos de reciclagem de garrafas Pet, os bairros precisam ser bem servidos de projetos que promovam a destinação correta dos resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos, a exemplos tem-se cooperativas de compostagem e de costureiras que utilizem a fibra do Pet para fazer enchimentos de almofadas, artesanatos, etc. 

A população precisa possuir uma noção de reaproveitamento de resíduos bem como sua valorização. Como forma de incentivo os projetos podem propôr a troca de quantidades de garrafas pet com valor equivalente a um litro de leite, etc, idéia esta que por sua vez será bem aceita pela população. O material fornecido pela população local será prensado por máquina, para distribuição as empresas de reciclagem do bairro ou da cidade. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.