Se possível, colabore com o blog, enviando pix de qualquer valor para: renatarjbravo@gmail.com

quinta-feira, 17 de março de 2016

sábado, 12 de março de 2016

Importância ecológica dos animais

Atividades educativas na sala de aula


Crie um mosaico e ensine:

A importância ecológica das tartarugas marinhas:

As tartarugas marinhas, assim como todos os outros seres vivos, fazem parte do ecossistema e, se originaram a partir de formas primitivas. Estas formas primitivas evoluíram e, se estavam aptas foram se mantendo nos ecossistemas. De outra forma se extinguiriam.
Esta sobrevivência esta relacionada a interação com outras espécies, que também se tornam dependentes umas das outras.

As tartarugas marinhas fazem parte de toda uma cadeia alimentar e, que, se um dos elos for excluído, todo um desequilíbrio ecológico pode e vai acontecer! Afetando direta ou indiretamente a existência de outros seres!

Na natureza as tartarugas são controladoras de populações de águas-vivas, corais, pequenos peixes, algas e etc. Por outro lado são alimento na fase adulta de tubarões e, na fase jovem de aves, caranguejos, polvos, pequenos mamíferos, répteis, entre outros.

Só para se ter ideia de um possível dano ambiental que poderia afetar o homem: Tartarugas são um dos poucos animais que se alimentam de águas-vivas. Se todas fossem extinguidas, a longo prazo, as praias estariam superpovoadas por águas-vivas, o que tornaria o banho de mar impossível, já que estes animais podem causar sérios danos a população!


-



Faça brincadeiras

Equilíbrio ecológico das aves:

Alimentando-se de Pragas: Exercem papel no controle biológico, controlam a população de insetos em sua fase adulta ou larval (lagartas).
Controle de ratos e cobras: Controlam também a população destes animais, pois são fontes de alimentação de aves carnívoras como os gaviões, corujas caçam duarante o dia e a noite, em uma escola pudemos observar esse incrível fato.
Na limpeza da Natureza: Em geral as pessoas classificam os urubus com um ser nojento pois eles consomem rapidamente carcaças de animais mortos, inclusive em áreas urbanas, este é um papel muito importante, alguém tem que fazer o serviço sujo (brincadeira)!
Na polinização das flores:Os beija-flores são os mais conhecidos,têm o papel de ajudar na reprodução sexuada das plantas, garantindo a variabilidade genética de espécies de vegetais, sendo que a extinção de um acarreta a extinção de outro, mas existem outras aves que também desempenham esta função.
Dispersão de sementes: Muitas espécies de plantas tem suas sementes dispersas por aves, pois elas se alimentam de frutos e jogam as sementes fora, ou até mesmo consumindo a semente que não sendo digerida pelo animal, sai junto com suas fezes por vários lugares por onde passam. A gralha azul , é um exemplo disso, dispersando o pinhão, semente da araucária.
Fornecimento de adubo: suas fezes ajudam a adubar os solos das florestas.
Fornecimento de alimento: Fazem parte da cadeia alimentar de muitos seres vivos, se alimentando de alguns e servindo de alimento para outros. O desaparecimento de espécies de aves, pode gerar um grande desequilíbrio ecológico por conta disso.
No lazer: É maravilhoso poder acordar com as aves cantarolando pela manhã, ou intrigante ouvir o som de uma ave de rapina, principalmente a noite, por muitas noites escutei uma coruja reinar absoluta nos arredores da antiga casa onde morava. Observar seu comportamento, pode ser um excelente divertimento e terapia, elas transmitem a sensação de bem estar e harmonia. Inspiram músicas, poesias, arte nas fotografias.


-




Desenhe

Dispersão de Sementes e a Fertilização das Florestas:

Um dos tipos mais legais de dispersão de sementes por animais é o caso da araucária e da gralha-azul. As gralhas são aves muito conhecidas pela sua inteligência. A gralha-azul, ave símbolo do Paraná, coleta os pinhões liberados pela araucária e as enterra em diversos locais para comê-los depois. Como as gralhas não se lembram onde enterraram todos os pinhões que enterraram, algumas acabam germinando. Assim, as gralhas-azuis são essenciais para a dispersão de sementes dos pinhões.

A propósito, os pinhões não são os frutos da araucária. As araucárias são parentes dos pinheiros e ambos pertecem a um grupo de plantas que não fazem frutas. Os pinhões são as sementes da araucária, que também não têm flores (têm estróbilos). A parte comestível dos pinhões é o tecido de reserva que vai alimentar o embrião da araucária e a araucária-bebê até eles crescerem o bastante para fazer o próprio alimento.

sábado, 5 de março de 2016

Chá das sementes de melancia


Refrescante e bastante consumida, principalmente em tempos de verão, a melancia é uma fruta bastante saborosa e rica em propriedades, tendo em abundância a vitamina B1, B2, A, C, cálcio e fósforo garantindo a presença de excelentes antioxidantes no corpo, como betacaroteno, licopeno e glutationa. Esses antioxidantes ajudam a combater o envelhecimento precoce, assim como o câncer e a oxidação das células.

Diurética, a melancia atua ainda como um excelente medicamento natural, segundo estudos, contra a impotência sexual, principalmente a parte branca que possui citrulina, substância responsável por este benefício.

Sua polpa, assim como a casca, quando trituradas, podem ser usadas para aliviar erisipela, e as sementes, também trituradas, podem ser usadas para acalmar as dores que são causadas por ferimentos e diminuem a pressão arterial.

Chá das sementes de melancia
O chá feito com as sementes também possui muitos benefícios à saúde, apesar de ter seu uso praticamente desconhecido. Possui propriedades vasodilatadoras, ajudando a combater a impotência sexual. Atua ainda como vermífugo e diurético leve e combate também a hipertensão, justamente por ser um vasodilatador natural. Controla a retenção de líquidos, consequentemente diminuindo o inchaço.

Este chá é também um excelente medicamento para melhorar a saúde do fígado, ajudando a fortalecer e limpar o órgão, além de purificar e fortalecer os rins e tratar infecções urinárias, combatendo ainda as doenças renais, podendo ser consumido por aqueles que estão com pedras nos rins.

Como preparar o chá
Ingredientes:
– Meio litro de água
– 2 colheres das de sopa de sementes de melancia

Modo de preparo:
Desidrate as sementes de um dia para o outro e, somente no dia seguinte, prepare o chá.

Em um recipiente, coloque a água e as sementes e leve ao fogo. Quando começar a ferver, tampe e desligue, deixando até amornar. Quando a temperatura estiver mais amena, consuma várias vezes ao dia, sempre em pequenas quantidades. É importante, entretanto, que o chá seja consumido fresco, ou seja, no mesmo dia do preparo.

Contraindicações e precauções
Não foram encontradas contraindicações, assim como efeitos colaterais e precauções nas literaturas consultadas. Lembramos, entretanto, que nenhum medicamento natural pode substituir qualquer consulta médica ou tratamento médico indicado. Procure orientação se fizer uso contínuo de qualquer medicamento, para saber sobre as possíveis interações medicamentosas.

Chá da casca de tangerina



A tangerina é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado, nativa da Ásia, das regiões da Índia, China e países vizinhos que possuem clima subtropical e tropical úmido. A tangerina é popularmente conhecida pelo seu efeito digestivo, laxativo, diurético e por aumentar a eficiência física. E o chá da casca de tangerina, você conhece? A casca da tangerina possui muitas propriedades benéficas à saúde.

As propriedades e os benefícios da casca da tangerina
A casca da tangerina é rica em vitaminas A, B1, B2, niacina, vitamina C, cálcio e fósforo, e é utilizada para fazer doces e geleias, além de chá.
Um dos grandes benefícios da casca da tangerina é abaixar o colesterol. Além disso, a casca da fruta contém um elevado teor de antioxidantes, que ajudam o organismo a combater doenças, dentre elas, o câncer.
Na medicina tradicional chinesa, a casca de tangerina é utilizada para auxiliar no processo de digestão, acalmando o estômago, além de equilibrar a taxa de açúcar no sangue, desintoxicar o fígado e aliviar o estresse.
Ainda segundo a medicina tradicional da China, o chá de tangerina ajuda a manter a temperatura do corpo, e acompanhado por gengibre e alfazema, é um ótimo aliado para as épocas em que gripes e constipações são males comuns.
Por auxiliar na digestão e pelas suas propriedades diuréticas, algumas pessoas acreditam que os nutrientes da casca possam auxiliar na perda de peso.
Como consumir a casca de tangerina?
O consumo da casca da fruta é feito através do preparo de um chá. Confira a receita a seguir:

Receita do chá de casca de tangerina
Primeiramente, é necessário desidratar as cascas. Para isso, basta colocar as cascas em uma forma e deixar ao sol por alguns dias. Após isso, guarde as cascas lacradas dentro da geladeira. As cascas na geladeira podem ser conservadas até dois ou três meses. Para preparar o chá, adicione as cascas em água fervente e deixe em infusão durante 3 minutos. Após esse período, é só coar e tomar o chá, sem adoçar. Não use açúcar, mel e nem adoçante. Se preferir a bebida gelada, pode colocar o chá dentro na geladeira e consumi-lo posteriormente como um refresco.



sexta-feira, 4 de março de 2016

Abrace uma árvore! Ela é divina e tem os seus dons ...



Fazemos parte da natureza. Podemos recarregar nossa energia abraçando uma árvore. Ela refaz o equilíbrio de nosso corpo. Estar interligado com a natureza restaura a saúde. A árvore faz a ligação do céu e da terra.


Quando o engenheiro não está na obra, o pedreiro usa suas habilidades...


Sem abelhas, sem alimento.

Polinizadores em risco de extinção são ameaça à vida do ser humano
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está investigando o extermínio de abelhas em colmeias de São Paulo e Minas Gerais. Os estudos devem estar concluídos no primeiro semestre de 2015. Trata-se de um problema de escala mundial, presente, inclusive, em países do chamado primeiro mundo, e que traz como consequência grave ameaça aos seres vivos do planeta, inclusive o homem.

De acordo com o coordenador geral de Avaliação e Controle de Substâncias Químicas e Produtos Perigosos do Ibama, Márcio Freitas, o órgão está reavaliando, desde 2010, vários produtos suspeitos de causar colapsos e distúrbios em colmeias paulistas e mineiras. Segundo Freitas, que integra o Comitê de Assessoramento da Iniciativa Brasileira para Conservação e Uso Sustentável dos Polinizadores, a intoxicação prejudica a comunicação entre as abelhas e isto impede que elas retornem às colmeias, levando ao extermínio dos enxames. 

IMPORTÂNCIA ECONÔMICA
A mortandade disseminada das abelhas foi tema de explanação de Cavalcanti, em audiência pública na Câmara dos Deputados. De acordo com o secretário, 87,5% das espécies de plantas com flores conhecidas no mundo dependem de polinizadores (insetos, aves, mamíferos) para gerarem frutos e sementes sadios. 

Segundo Cavalcanti, os polinizadores são tão importantes que 75% da alimentação humana dependem, direta ou indiretamente, de plantas polinizadas ou beneficiadas pela polinização. E esclareceu: “Sem polinizadores, as plantas dependentes não se reproduzem e as populações que delas necessitam declinam e a abelha do mel (Apismellifera) é o polinizador de importância agrícola mais utilizado no mundo”.

Ele se lembrou da importância econômica dos polinizadores, que movem economia mundial. Dados de 2007 mostram que verduras e frutas lideram as categorias de alimento que necessitam de insetos para a polinização, gerando riquezas em torno de R$ 160 bilhões (50 bilhões de euros) para cada uma dessas áreas. Em 2009, o valor econômico anual total da polinização girou na cada dos R$ 489,6 bilhões (cerca de 153 bilhões de euros), o que representou 9,5% do valor da produção agrícola mundial para alimentação humana em 2005.

FRUTAS E VERDURAS
A cada ano, os polinizadores naturais geram uma economia superior a R$ 483 bilhões, no caso das culturas beneficiadas pela polinização por insetos, e a quantia astronômica de R$ 2,435 trilhões quando se trata dos cultivos dependentes da ação dos polinizadores. O alerta, repassado aos parlamentares, é de que o declínio da quantidade de polinizadores pode levar à redução da produção de frutas, verduras e estimulantes (como café) abaixo do necessário para o consumo atual global.
Insetos, aves e animais polinizadores, como o morcego, estão ameaçados por causa da fragmentação dos habitats naturais, pela falta de práticas agrícolas amigáveis à sua conservação; surgimento de doenças; e mudanças climáticas inesperadas. 

A Iniciativa Internacional para Uso Sustentável dos Polinizadores (IPI, na sigla em inglês), criada no ano 2000 e articulada pela Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), está empenhada em monitorar o declínio de polinizadores, suas causas e seu impacto; resolver a falta de informações taxonômicas (que define os grupos de organismos biológicos) sobre polinizadores; medir o valor econômico da polinização; e promover a conservação, restauração e uso sustentável da diversidade de polinizadores na agricultura e em ecossistemas relacionados. 

MAIS CONHECIMENTO
A iniciativa visa ampliar o conhecimento e oferecer ferramentas acessíveis aos profissionais que trabalham com a polinização; disponibilizar orientações e publicações sobre as limitações desta prática, manejo de serviços relacionados com agroecossistemas (que são a interpretação, avaliação e manejo do sistema agrícola, que permitem conduzir a produção com base nas inter-relações entre os elementos constitutivos desses sistemas, como homem e recursos naturais – solo, água, plantas e organismos e microrganismos – e entre outros sistemas externos, do ponto de vista econômico, social, cultural e ambiental), e valoração socioeconômica da polinização, além de fornecer ferramentas fáceis de serem utilizadas na identificação de polinizadores. 

Uma das vertentes do projeto prevê a capacitação de agricultores para conservar e utilizar os serviços dos polinizadores silvestres, bem como melhorar a capacidade de pesquisa e construir ferramentas para desenvolvimento e manejo dos serviços de polinização. Várias culturas já se beneficiam dos resultados desses esforços, como é o caso da produção de melão, maracujá, melancia, abóbora, caju, castanha do Brasil, maçã, canola, tomate e algodão, entre outras.


As abelhas são responsáveis pela polinização de 70% das culturas agrícolas, com destaque para: 
100% amêndoas 
90% maçãs 
90% mirtilo
48% pêssegos
27% laranjas
16% algodão
5% soja

quarta-feira, 2 de março de 2016

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS 5 RS


A política dos Rs é conhecida e utilizada por muitos. Ela consiste no ato de repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar.
Reciclagem é um termo utilizado para indicar o reaproveitamento ou a reutilização de um material que por algum motivo foi rejeitado. A partir da reciclagem diminuem a quantidade de lixo que é jogada na natureza e a quantidade de energia e de matéria-prima que é utilizada para a produção de novos produtos.
No Brasil, cerca de 240 mil toneladas de lixo são produzidas diariamente, sendo que apenas 2% desse lixo é reciclado. Agora se somarmos toda a produção mundial de lixo diário, veremos números assustadores.
É extremamente importante que nossos alunos se conscientizem e tenham ações práticas que reduzam o seu impacto sobre o planeta Terra. Para isso é imprescindível que eles saibam o que significam os 5 Rs (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar). Abaixo listaremos o significado dos 5 Rs e como o professor pode trabalhá-los em sala de aula.
1º R: Repensar. É muito importante repensar hábitos de consumo e descarte. Será que o que você está comprando é algo de que realmente necessita? Será que algumas vezes você consome por impulso e acaba cometendo desperdício? Ao invés de comprar algo novo, você não poderia reaproveitar algo que já tem? Você compra um tênis, um computador, uma peça de roupa nova, mas o que você faz com os antigos? Você os reaproveita ou joga no lixo comum? Como você descarta o lixo na sua casa? Você separa embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado, jogando no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável? Essas e outras perguntas podem ser feitas aos alunos a fim de que eles repensem a maneira como estão consumindo e também como estão descartando o lixo que produzem.
2º R: Reduzir. Consumir menos produtos, dando preferência aos que tenham maior durabilidade. Uma forma de reduzir é: adquirir refis de produtos; escolher produtos que tenham menos embalagens ou embalagens econômicas; dar prioridade às embalagens retornáveis; adquirir produtos a granel; ter sempre sua sacola de compras ao invés de utilizar as sacolinhas de plástico; usar a criatividade e fazer bijuterias, brinquedos e presentes personalizados utilizando materiais recicláveis; utilizar pilhas recarregáveis ao invés de pilhas alcalinas; utilizar lâmpadas econômicas, etc.
3º R: Recusar. Quando você recusa produtos que prejudicam a saúde e o meio ambiente está contribuindo para um mundo mais limpo. Prefira produtos de empresas que tenham compromisso com o meio ambiente e sempre fique atento às datas de validade dos produtos. Recuse sacos plásticos e embalagens não recicláveis, aerossóis e lâmpadas incandescentes.
4º R: Reutilizar. Ao reutilizar, você estará ampliando a vida útil do produto, além de economizar na extração de matérias-primas virgens. Muitas pessoas criam produtos artesanais a partir de embalagens de vidro, papel, plástico, metal, cd’s, etc. Utilize os dois lados do papel e faça blocos de rascunho, pois, assim, você preserva muitas árvores.
5º R: Reciclar. Ao reciclar qualquer produto reduz-se o consumo de água, energia e matéria-prima, além de gerar trabalho e renda para milhares de pessoas. Faça a coleta seletiva e contribua com um mundo mais sustentável.
Após esclarecer e discutir com os alunos o significado dos 5 Rs, o professor pode propor um seminário, no qual os alunos apresentarão às outras turmas da escola o que aprenderam e quais atitudes práticas devemos tomar no dia a dia para termos um mundo mais sustentável.