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É a experiência da resignificação, de somar conhecimentos sobre a matéria que está sendo tratada. Especialmente aquelas que são complexas em locomover o objeto de estudo ao laboratório, por exemplo, na Astronomia. A observação junto com a experimentação, fazem parte de um método científico que trabalha de maneira complementária e permite realizar a verificação empírica dos fenômenos.

A reciclagem material não era a finalidade, mas se tornou a consequência.
NÃO AO CONSUMISMO! SE REEDUQUEM E CONSUMAM MENOS. O MEIO AMBIENTE, A SUA SAÚDE FÍSICA, MENTAL E FINANCEIRA AGRADECERÃO!



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Tangram - 7 tábuas da sabedoria



Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre sua origem. Uma diz que um monge chinês deu uma tarefa a seu discípulo, pediu que ele percorresse o mundo em busca de ver e relatar todas as belezas existentes, assim, deu a ele um espelho para que pudesse registrar o que encontrasse. Muito descuidado, o discípulo deixou o espelho cair, esse então, dividiu-se em sete pedaços de diversas formas. Com isso, ele notou que poderia construir todas as maravilhas do mundo.
Essa é uma das histórias que se conta sobre o início do Tangram, que é muito conhecido também como um quebra-cabeça ou como "7 tábuas da sabedoria". É formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo).



Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças.
O Tangram, como jogo ou como arte, possui um forte apelo lúdico e oferece aquele que brinca um envolvente desafio. Cada vez mais presente nas aulas de Matemática, as formas geométricas que o compõem, permitem que os professores vejam neste material a possibilidade de inúmeras explorações. Com ele podemos abordar diversos sólidos geométricos, regiões planas e contornos, o uso das frações, representação de figuras geométricas espaciais no plano, proporcionalidade em Geometria e semelhança.

A finalidade é possibilitar ao indivíduo não apenas interpretar a realidade, mas nela intervir, para aceitá-la, rejeitá-la ou transformá-la. Logo, será considerado o envolvimento do aluno na atividade, seu empenho em participar e o processo que o aluno seguiu em sua aprendizagem, a partir de representações, dos erros e de obstáculos à aprendizagem, a construção e planejamento dos dispositivos e das seqüências didáticas.



Aprendemos com o mestre Malba Taham (autor do livro "O homem que calculava"), que a matemática é subdividida por "partes" como: aritmética, álgebra, geometria, mecânica e astronomia. No entanto, todas essas partes se confundem, se apoiam e se auxiliam mutuamente, assim, não há necessidade para ansiedades e fobias em seu aprendizado ou ensino.
A filosofia do Tangram é de que um todo é divisível em partes, as quais podem ser reorganizadas num outro todo e além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática.

Objetivos:
Auxiliar a coordenação motora;
Incentivar a concentração, a imaginação e a criatividade;
Colaborar para a memorização das formas geométricas;
Criar desenhos, usando as formas geométricas;
Trabalhar a habilidade de manipulação;
Identificar e classificar as peças do Tangram;
Refletir sobre características geométricas de figuras planas;
Construir uma história em quadrinhos criando os personagens com as peças do Tangram.


Construa um tangram com papelão.
Os pequenos ficam mais envolvidos e deslumbrados com o quebra cabeça "gigante".

 



Nesta exposição, os alunos construíram figuras com tangram e exibiram como se fossem troféus.


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