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Desde a pré-história, a arte sempre teve um sentido transformador, que não precisa de justificativas. Esta para confundir, perturbar, provocar e incitar o espectador...


A finalidade do blog é a experiência da resignificação, de somar conhecimentos sobre a matéria que está sendo tratada. Especialmente aquelas que são complexas em locomover o objeto de estudo ao laboratório, por exemplo, na Astronomia. A observação junto com a experimentação, fazem parte de um método científico que trabalha de maneira complementária e permite realizar a verificação empírica dos fenômenos.

A reciclagem material não era a finalidade, mas se tornou a consequência.
Obs.: O consumo consciente ajuda a diminuir impactos negativos no meio ambiente.
Reflitam e se reeduquem!
O meio ambiente, a sua saúde física, mental e financeira agradecerão!




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Natação para crianças

A importância da natação formativa para crianças
A prática da natação formativa trás diversos benefícios às crianças no dia a dia, tornando-se uma excelente ferramenta de educação. Através da linguagem corporal, as crianças expressam seus sentimentos, pensamentos e emoções. A estimulação motora e vivência de novos movimentos ajudam a criança a conhecer seu corpo e auxiliam na comunicação e desenvolvimento da linguagem.
As aulas infantis de natação, são ricas em movimentos e experiências aquáticas que ajudam no desenvolvimento das crianças, principalmente na faixa etária de 4 a 6 anos em que elas já tem movimentos mais coordenados.
A variação de movimentos na água aumentam o repertório motor da criança, através da natação ela adquire sincronismo de movimentos de pernas e braços de forma alternada e simultânea, controle da respiração, consciência das posições de seu corpo e do espaço que ele ocupa dentro da água, facilitando seu deslocamento. Na água devem ser desenvolvidas as habilidades aquáticas e autonomia de deslocamento, devemos enfatizar as atividades e exercícios de sobrevivência na piscina, ou seja, a criança ao cair na piscina, terá condições de deslocar-se até um local de apoio com segurança.
Iniciamos o aprendizado dos nados com o trabalho de pernas, o movimento deve ser continuo e propulsivo para encaixarmos a movimentação de braços com apoio e logo após a respiração, coordenando todo o nado. Os deslocamentos podem começar com pequenas distâncias nadadas e serem aumentados de acordo com a melhora dos movimentos e propulsão das crianças.
Brinque nas aulas, um movimento de perna, pode virar um tubarão, um foguete, um avião, faça da aula um espaço de aprendizado e lazer. A ludicidade deve estar sempre presente nas aulas, brincando durante a aula a criança equilibra o aprendizado dos nados com o prazer. Podemos desenvolver a ludicidade através de brincadeiras de faz-de-conta, personagens que as crianças tenham identificação, jogos e histórias contadas.
Enfim, nadar contribui para o desenvolvimento físico, social e cognitivo da criança, auxiliando no equilíbrio de suas atividades cotidianas e na sua formação como indivíduo.
Gustavo Borges

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